|    |  
Busca:   Buscar
Compre pela marca
ARS
Comet
COMROD
Daiwa
Gai-Tronics
ICOM
Jetstream
Kantronics
Kenwood
McMurdo
Megger
MFJ
Montel
MOTOROLA
ProStar
RFS/KMP
S&L - Lambda
Sailor
Shakespeare
SOUNDY
Steelbras
Vertex
Protocolos de Rádio

Conceitos sobre Protocolos de Radiocomunicação

Geral:

Os Protocolos são um conjunto de normas e procedimentos padronizados, normalmente regidos por entidade internacional independente, que devem ser seguidos pelos fabricantes de radiocomunicação, de modo que a interoperabilidade / compatibilidade de determinadas funções seja assegurada, independentemente da marca ou modelo do produto.

Protocolo Aberto:

É considerado Protocolo Aberto aquele que é regido por entidade padronizadora internacional como, por exemplo, o ETSI (European Telecommunications Standards Institute) e TIA (Telecommunications Industry Association), que garante a padronização / interoperabilidade entre diversos fabricantes, para um mesmo Protocolo de Rádio, mantendo a concorrência no mercado. As principais vantagens de optar por um Protocolo Aberto são o fato de não ficar refém de um único fabricante / fornecedor e a garantia de que o investimento não será perdido caso este único fabricante venha a descontinuar a produção dos equipamentos.

Protocolo Fechado (Proprietário):

É aquele Protocolo que não possui suas normas totalmente regidas / publicadas  em uma entidade padronizadora, tornando o cliente, consequentemente, “refém” deste fornecedor, pois somente este poderá lhe fornecer, ao preço que bem entender e,  o pior, quando o fabricante descontinuar o protocolo / produto, todo o seu investimento estará comprometido, principalmente se houver necessidade futura de expansão da rede ou compra de novos terminais.

 

Protocolos Abertos de Radiocomunicação

NXDN (dPMR)

Protocolo de Radiocomunicação Digital (Híbrido) Aberto, padronizado pela ETSI, disponível nas faixas de VHF e UHF, nas versões convencionais e troncalizadas, que baseia-se no procedimento  por FDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência) para realizar a multiplexação de seus canais, podendo operar em canais “físicos” com largura de 6,25 kHz ou 12,5 kHz, seja por Semi-Duplex (Repetidora) ou Simplex (ponto a ponto). Com uma única licença de 12,5 kHz, é possível dobrar o número de usuários de um sistema, através de dois canais de 6,25 kHz. Ideal para aplicações em Indústrias e Serviços Municipais, tais como Guardas Civis, Controle de Trânsito, Serviços de Resgate (SAMU), dentre outros, pois permite comunicação digital de alta qualidade, criptografia, rastreabilidade do terminal em campo (GPS incorporado ao rádio), chamadas em grupo e privativas, mensagens de texto, habilitação e desativação remota de terminais perdidos / extraviados, dentre diversas outras vantagens.

 

DMR (Digital Mobile Radio)

Protocolo de Radiocomunicação Digital (Híbrido) Aberto, padronizado pela ETSI, disponível nas faixas de VHF e UHF, nas versões convencionais (Tier II) e Troncalizadas (Tier III), que faz uso do processo de TDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo) de 2 slots de tempo para realizar a multiplexação de canais, operando em canais “físicos” de 12,5 kHz que, fazendo uso do TDMA, possuem a equivalência de 6,25 kHz (chamados de 6,25e).

 

APCO-25 / P25 (Associação dos Oficiais de Comunicações de Segurança Pública)

Protocolo de Radiocomunicação Digital (Híbrido) Aberto, padronizado e regido pela Americana TIA (Telecommunications Industry Association), é um dos Protocolos de rádio mais seguros e utilizados do mundo, principalmente por forças de Defesa e Segurança Pública (Missão Crítica), pelo seu alto padrão de qualidade, confiabilidade, segurança e interoperabilidade. Disponível nas versões convencionais e troncalizadas, nas faixas de VHF e UHF, é um protocolo híbrido, que permite a migração gradual de um sistema analógico para o digital. Atualmente disponível em duas versões, sendo a Fase I (FDMA) e a Fase II (TDMA).

 

TETRA (Terrestrial Trunked Radio)

Protocolo de Radiocomunicação Aberto, que opera somente no modo Digital, padronizado pela ETSI, é amplamente utilizado em forças de Segurança Pública e indústria privada, principalmente no âmbito de aeroportos, pois os seus 4 slots de tempo (TDMA) permitem um grande número de usuários (Grupos) em uma única portadora. Atualmente é o protocolo de rádio que provê o maior aproveitamento espectral no mercado. Disponível somente na faixa de UHF, opera no modo troncalizado e simplex (DMO).

 

(O Protocolo de rádio que, eventualmente, não foi mencionado neste tópico é porque não faz parte da linha de negócios desta empresa).

Promoções
Informações
Compra Segura
INSTITUCIONAL
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
COMPRAS
TRABALHE CONOSCO
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Atendimento pelo fone: (19) 3801-2526 de segunda à sexta-feira das 8:00 às 18:00.
Dúvidas sobre nossos produtos. Entre em contato com nosso SAC: sac@soundybrasil.com.br
FORMAS DE PAGAMENTO
© 2017 Soundy Brasil Radiocomunicação
| | |